miércoles, 29 de agosto de 2012

BCB REDUJO PARA 7,5 % DE INTERES AL AÑO

BC reduz taxa de juros para 7,5% ao ano, a menor da história


O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou nesta quarta-feira (29) a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic.
Nova queda da Selic reduz novamente a remuneração da poupança
Brasil é o quinto país com o maior juro real no mundo
Queda da Selic terá pouco impacto sobre juros do crédito
Veja como a taxa básica de juros influencia a economia 
Com a decisão, que ocorreu por unanimidade, a taxa caiu de 8% para 7,50% ao ano e bate o terceiro recorde consecutivo de baixa --o menor patamar da série histórica iniciada em 1986.
"Considerando os efeitos cumulativos e defasados das ações de política implementadas até o momento, que em parte se refletem na recuperação em curso da atividade econômica, o Copom entende que, se o cenário prospectivo vier a comportar um ajuste adicional nas condições monetárias, esse movimento deverá ser conduzido com máxima parcimônia", disse o relatório do BC.
Este é o nono corte seguido da Selic, em uma trajetória de declínio que teve início há um ano --em agosto de 2011, quando foi reduzida de 12,5% para 12%. 
Desde então, o BC tem decidido pela redução de 0,5 ponto percentual a cada nova reunião, com exceção da decisão tomada em março, quando o Copom cortou 0,75 p.p..
Segundo estimativa do mercado, medida semanalmente pelo boletim Focus do BC, 2012 deve terminar com a taxa em 7,25%, o que abre espaço para pelo menos mais um corte neste ano.
Mesmo com a trajetória decrescente dos juros, a atividade ainda não deu os sinais esperados de reação. Historicamente, os cortes na Selic levam de seis a nove meses para impactar a economia.



No hay comentarios: